Quem são os profissionais habilitados?

Dentre o início e término de serviços relacionados à eletricidade tem-se um grande número de empregos gerados, sendo permanentes ou temporários. Assim, por serviços desta natureza, passam diversos perfis de profissionais encarregados de tarefas específicas dentro do serviço em questão. Dito isto, existe uma série de classificação entre os profissionais envolvidos que distingue qualificação e responsabilidades sob o serviço prestado.

A Normativa Reguladora 10 – notória NR10 – estipula e classifica tais classificações e seus encargos.

Então, o profissional é considerado qualificado quando comprovar conclusão de curso específico na área de elétrica e reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. A norma, aqui, explana a necessidade da educação formal da área de elétrica para o desempenho de atividades relacionas à eletricidade. Note que a NR10 não faz a distinção entre cursos superiores e técnicos, portanto, profissionais como engenheiro eletricista e técnico em eletrotécnica, ambos, são considerados qualificados para o exercício de serviços relacionados à eletricidade.

O que são as bandeiras tarifárias?

Como funcionam as Opções Tarifárias?

O que é “Internet das Coisas”?

O profissional habilitado, por sua vez, é o profissional considerado qualificado e que, necessariamente, possua registro no conselho de classe competente ao seu ramo. Para nós, engenheiros eletricistas, isto significa que o engenheiro eletricista só está habilitado a exercer seu ofício se tiver o seu registro ativo junto ao CREA do seu Estado, e isto vale para os técnicos em eletrotécnica também. Portanto, um professor de engenharia elétrica, por exemplo, é um profissional qualificado na área de eletricidade, e por vezes não habilitado, por não manter vínculo com o CREA.

Temos ainda o trabalhador capacitado, que são trabalhadores que receberam capacitação sob orientação e responsabilidade de um profissional habilitado e, ainda, que trabalhe sob a supervisão de um responsável habilitado.

Estas distinções se mostram cruciais na execução dos serviços em engenharia elétrica. Para termos um canteiro de obra, uma planta industrial, uma inspeção técnica, adequados às normas vigentes devemos respeitar as designações quanto a zonas de risco, e proibições de entrada de pessoas de diferentes classificações nestas zonas.

E o que são as zonas de risco?

 

2 thoughts on “Quem são os profissionais habilitados?

    • Victor Lacerda says:

      Boa tarde André! Uma subestação, quanto aos aspecto eletromecânicos, o engenheiro civil não pode! Isso porque nós estamos tratando de média tensão, em Santa Catarina, por exemplo, seria 13,8 kV. A atribuição do engenheiro civil, quanto aos aspectos de instalações elétricas, se limita à baixa tensão, isto é, 380 V (tensão de linha)/220 (tensão de fase) – tratando de Santa Catarina. Obrigado pela sua pergunta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *