O projeto elétrico traz a descrição detalhada de toda a instalação elétrica, sempre buscando suprir a necessidade do cliente, e claro, sempre de acordo com as normas vigentes para maior segurança e eficácia para o cliente.

Esse detalhamento compreende a localização dos pontos de utilização da energia elétrica, trajeto dos condutores e eletrodutos, comandos, dispositivos de manobra, divisão dos circuitos, dimensionamento das seções dos condutores, cálculos da carga de cada circuito e carga total, alimentador geral e sua devida proteção.

O objetivo principal é alcançar os requisitos fundamentais para uma instalação elétrica bem confiável, minimizando assim, os riscos de acidentes com eletricidade e danos a equipamentos. Além, ainda, de se obter o melhor resultado com um menor consumo, sem causar prejuízo às necessidades, ao conforto ou ao lazer.

E Quais as vantagens de ter um projeto elétrico?

São muitas as vantagens, veja algumas das principais:

– Redução no custo da obra;
– Dimensionamento personalizado de acordo com as necessidades do cliente;
– Instalação feita conforme normas vigentes;
– Minimização de riscos de incêndios, choques elétricos e queima de aparelhos;
– Prazo reduzido para a execução da obra;

– Lista detalhada de materiais para orçamento, evitando sobras e desperdício;
– Posicionamento correto de tomadas, interruptores, luminárias e quadro de distribuição;
– Facilidade e praticidade em futuras manutenções;
– Auxílio na instalação do sistema, evitando erros.

Tipos de Projetos Elétricos

Instalações elétricas prediais e residenciais

Os projetos elétricos de instalações elétricas fazem parte da engenharia complementar do empreendimento, e estes devem se adequar ao perfil de uso dos espaços. Assim, a confecção dos projetos elétricos é concebida de forma customizada, se adequando às características de todos os aspectos do empreendimento, desde arquitetônico a sistema sanitário.

Redes de distribuição em média e baixa tensão

As redes de distribuição são responsáveis por trazer a energia da concessionária para os loteamentos e propriedades privadas de grande extensão por uma rede secundária. Projetos desta natureza englobam características elétricas como consumo, demanda e fator de utilização, bem como dimensionamento de infraestrutura elétrica e fatores mecânicos como tensões de cisalhamento submetidas aos postes em redes aéreas.

Projetos em Telecomunicações

Projetos que concebem a infraestrutura de telecomunicações de um empreendimento são de suma importância para a modernização e flexibilidade de utilização da edificação e usualmente acompanham o projeto elétrico. Os projetos desta natureza, portanto, englobam previsão de cabeamento estruturado de rede, infraestrutura para cabeamento de fibra óptica, TV , interfones e circuitos fechados de TV para vigilância.

.

Subestações

As subestações são responsáveis pela adequação do nível de tensão para diversas aplicações, podendo ser de característica abrigada e ao tempo. Projetos de subestações abrangem dimensionamento de transformadores e disjuntores microprocessados, adequação às normas vigentes, bem como os aspectos estruturais de subestações abrigadas.