7 Dicas de Como Diminuir sua Conta de Luz

A Odeon, com o propósito de contribuir para diminuição do consumo e com os custos com a energia elétrica de nossos clientes e todos os consumidores brasileiros, enumerou uma lista de 7 dicas para evitar o consumo excessivo e diminuir bastante o consumo e consequentemente o valor da sua conta de luz:

1. Sempre mantenha geladeira e freezer cheios

Os alimentos no interior dos refrigeradores causam um efeito de isolação térmica, o que facilita os esforços em manter a temperatura interna fria, fazendo com que o motor dos refrigeradores trabalhe menos e, por consequência, consuma menos.

2. Abrir geladeira frequentemente

Ao abrir a porta da geladeira nós permitimos que o calor da área externa entre no interior do refrigerador, o que causa o aumento de temperatura média. Assim, o sistema de refrigeração, que é concebido para trabalhar de modo a manter a temperatura fria, passará a consumir energia elétrica para eliminar a variação de temperatura e manter a temperatura interna desejada pelo usuário. Ou seja, quanto menos tempo a porta de sua geladeira for e permanecer aberta, melhor!

3. Deixar esfriar alimentos antes de colocá-los na geladeira

Colocar potes, panelas e alimentos em geral ainda quente na geladeira novamente implica em um considerável aumento de temperatura interna. Neste cenário, a geladeira passa a consumir mais energia para retirar a quantidade de calor introduzia pelos alimentos quentes. Portanto, é recomendável deixar os alimentos esfriarem primeiro, estabilizarem na temperatura ambiente e então colocá-los na geladeira.

4. Não secar roupas atrás da geladeira

Esta prática dificulta a troca de calor o sistema de refrigeração da geladeira, fazendo com o que o compressor do aparelho tenha que trabalhar mais para retirar a mesma quantidade de calor. Assim, além de consumir mais, tal prática reduz a vida útil do motor e refrigerador como um todo.

5. Manter ar-condicionado fora de incidência solar

A incidência solar neste caso faz com que o compressor do ar-condicionado tenha que trabalhar mais para “vencer” a temperatura externa. Em casos em que a parte externa do ar-condicionado esteja exposta à incidência solar direta, é recomendável a instalação de um anteparo de modo a criar um sombreamento, facilitando a retirada de calor do interior da residência.

6. Opte por aparelhos de ar-condicionado do tipo Inverter

A maior parte do consumo de energia  elétrica de aparelhos de ar-condicionado é devido ao liga e desliga de seus motores. Uma característica inerente aos motores é o pico de corrente e elétrica na partida deles, ou seja, quando são ligados. Aparelhos de ar-condicionados antigos se desligam quando a temperatura do ambiente está de acordo com o que foi estabelecido pelo cliente e ligam quando a temperatura começa a mudar, e este liga e desliga implica em maior consumo. Os aparelhos com tecnologia “Inverter”, por sua vez, diminuem a velocidade dos motores quando a temperatura está ideal, consumindo o menos possível de energia e aumentam a velocidade quando é necessário restabelecer a temperatura estabelecida pelo usuário, evitando os picos de corrente.

7. Consumo fantasma – Aparelhos em stand-by

Os aparelhos em stand-by ou mesmo plugados sem uso podem representar uma porcentagem significativa do consumo total de energia elétrica. Uma solução para este problema sem precisar tirar aparelhos da tomada é utilizar filtros de linha com interruptor, que permite desativar as tomadas automaticamente sem precisar tirar os pluges dos aparelhos.

Seguindo estas 7 dicas, você certamente notará uma boa diferença em sua conta de luz!

Gostou das dicas? Caso tenha gostado ou tenha alguma dúvida, ou alguma outra dica, escreva-a nos comentários abaixo, sua participação é muito bem vinda e muito importante para trazermos novos conteúdos para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *